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Título: FORMAÇÃO FILOSÓFICA E CRÍTICA: ADORNO E O ENSINO DE FILOSOFIA EM NÍVEL INTRODUTÓRIO
Autor: FILIPE CEPPAS DE CARVALHO E FARIA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LEANDRO AUGUSTO MARQUES COELHO KONDER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 4722
Catalogação:  29/03/2004 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4722@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4722@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4722

Resumo:
A tese explora uma conceituação do ensino de filosofia no nível básico a partir da noção, vulgarmente a ele associada, de crítica, tomando a filosofia de Adorno como solo a partir do qual se avaliam seus sentidos mais urgentes. Reflete-se sobre os alcances e limites de concepções do ensino de filosofia de tipo introdutório em um cenário irremediavelmente plural. Neste horizonte, vislumbra-se a pergunta pelos sentidos que ainda podemos identificar, em um país como o nosso, no ideal de formação (Bildung), e o papel que se atribui ao ensino de filosofia em meio a esse debate. Articulada a esse desafio, surge a necessidade de investigar as tensões, aproximações e distâncias entre uma abordagem filosófica e uma abordagem pedagógica das questões relativas ao ensino de filosofia, uma vez que à filosofia seja negado o estatuto de discurso totalizante e unificador sobre a formação do homem, e às chamadas ciências da educação seja creditada a capacidade de esclarecer aspectos importantes dos sentidos das práticas educacionais, graças a sua maior aproximação aos problemas empíricos. O rendimento destas questões, enquanto parte de uma reflexão acerca da relação entre conhecimento e sociedade, é investigado com o auxílio das idéias de Theodor W. Adorno, filósofo que se esforçou por pensar tal relação através das mediações sociais da filosofia, de sua história e de sua potência formativa. Em Adorno, destaca- se, ainda, a investigação metodológica própria de uma reflexão filosófica que é, também, em alguma medida, teoria social; investigação adequada às questões teórico- metodológicas de uma pesquisa tensionada entre a reflexão filosófica e as ciências da educação. Como etapa adicional dessa perspectiva de trabalho, a tese explora as virtudes de um discurso pedagógico que se apresenta, ainda que parcialmente, inspirado na Teoria Crítica: a pedagogia radical de Henry Giroux. Por fim, como campo simultaneamente originário, esclarecedor e problematizador da tese, encontra-se a incursão na prática docente de professores de filosofia do ensino médio. O resultado fundamental desta pesquisa é a indicação do rendimento, dos alcances e limites da caracterização que Adorno oferece do discurso filosófico na atualidade para a reflexão sobre a natureza crítica vulgarmente atribuída ao ensino de filosofia na educação básica. A tese identifica em conceitos como dialética, totalidade, negação e mediação, aberturas significativas para situar os problemas de um ensino de filosofia que se pretende crítico, isto é, um ensino de filosofia capaz de tematizar os obstáculos que se apresentam, para professores e estudantes, no confronto com a questão da razão como promessa de uma vida mais feliz e uma sociedade mais justa.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
INTRODUÇÃO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
PARTE 2, CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
PARTE III, CAPÍTULO 7  PDF
CAPÍTULO 8  PDF
EXCURSO 1  PDF
PARTE IV, CAPÍTULO 9  PDF
CAPÍTULO 10  PDF
CONCLUSÃO  PDF
RECOMENDAÇÕES  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES  PDF
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