XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: FATORES MOTIVACIONAIS DOS USUÁRIOS DOS CURSOS DE IDIOMAS NO BRASIL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO Autor: ROGERIO JORGE DA GAMA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANDRE LACOMBE PENNA DA ROCHA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 4712
Catalogação: 25/03/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4712&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4712&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4712
Resumo:
Título: FATORES MOTIVACIONAIS DOS USUÁRIOS DOS CURSOS DE IDIOMAS NO BRASIL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO Autor: ROGERIO JORGE DA GAMA
Nº do Conteudo: 4712
Catalogação: 25/03/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4712&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4712&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4712
Resumo:
Este estudo analisa os fatores motivacionais que norteiam
as decisões de compra dos usuários de cursos de idiomas no
Brasil. O referencial teórico, que serviu de base para o
estudo, utiliza a literatura existente sobre os fatores
individuais que direcionam o comportamento do consumidor,
apresenta as principais teorias da motivação e analisa as
etapas do processo de decisão de compra. A metodologia de
pesquisa está apresentada de forma detalhada, bem como os
procedimentos para o trabalho de campo, cujos dados foram
obtidos a partir de 119 entrevistas em profundidade,
realizadas em 5 capitais do Brasil e utilizando a Técnica
de Encadeamento proposta por Reynolds e Gutman (1988).
O resultado da pesquisa indicou que os usuários de cursos
de idiomas são mobilizados por 3 grandes grupos de
motivações: Sucesso Financeiro e Profissional,
Desenvolvimento Pessoal e Relacionamento Social. Durante as
entrevistas, cada uma dessas motivações foi desdobrada em
benefícios emocionais e funcionais desejados pelos sujeitos
da pesquisa e, a partir desses benefícios, foi possível
identificar os atributos mais importantes que os cursos de
idiomas precisam ter para despertar o desejo de compra nos
seus usuários. O trabalho mostrou-se particularmente útil
para subsidiar a formulação das estratégias competitivas
das empresas que atuam no segmento de cursos de idiomas, em
particular, das estratégias de comunicação.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
BIBLIOGRAFIA E ANEXOS |