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Título: ZC 5,5-11: CONTEXTO SÓCIO-RELIGIOSO E SIGNIFICADO TEOLÓGICO
Autor: EDNEA MARTINS ORNELLA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LEONARDO AGOSTINI FERNANDES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 47101
Catalogação:  17/03/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47101@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47101@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47101

Resumo:
Este trabalho estuda a sétima visão do profeta Zacarias (Zc 5,5-11). A pesquisa surgiu da análise das interpretações que apresentam as seguintes questões: 1. tendência misógina, que atribui à mulher o mal, em detrimento do significado do todo que foi revelado: o efá; o olho deles em toda a terra; os elementos utilizados para tampar o efá e aprisionar a mulher (disco, pedra e chumbo); 2. a remoção do mal, sem morte e destruição: duas mulheres com asas como de cegonha, com vento em suas asas, levantam o efá entre a terra e os céus e o levam para Senaar, onde uma casa será construída, preparada, e onde será assentado sobre sua base. Chama a atenção uma mulher sentada e aprisionada dentro de um efá. O objetivo do estudo é compreender o sentido da extraordinária imagem visionada e dos elementos revelados, no seu contexto sócio-religioso, e o significado teológico da visão. Para isso, foram feitos pesquisa bibliográfica dos últimos 50 anos, análise textual com utilização do método histórico-crítico e análise sincrônica, considerando o texto canônico. Diferentemente das interpretações existentes, que consideram a mulher pecadora e sedutora, concluiu-se que determinado grupo que retornava do exílio na Babilônia, com ideais proféticos, fiel à religião e às tradições, pretendia a mulher sentada no meio do efá (submetida) e prisioneira, por se mostrar com protagonismo com o qual o grupo não concordava. A remoção do mal com final feliz é a resposta de YHWH a este grupo, uma teologia, na qual prevalece a Pedagogia e o Amor divinos para com a mulher e os transgressores, a quem YHWH concede espaço e cuidado para que voltem e se reintegrem à sociedade.

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