$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC|



Título: IMPLEMENTAÇÃO DE UM ECOSSISTEMA DE OPEN INNOVATION: ESTUDO DE CASO DA MJV TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): FELIPE MOURA VIANNA E SILVA
GUILHERME MEIRELLES DE MIRANDA

Colaborador(es):  LINCOLN WOLF DE ALMEIDA NEVES - Orientador
Número do Conteúdo: 47013
Catalogação:  04/03/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47013@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47013

Resumo:
A inovação atualmente já deixou de ser um diferencial competitivo para se tornar um fator essencial a sobrevivência das empresas. Com a grande disponibilidade de informação existente, o poder de inovar que antes era concentrado nas grandes corporações, passou a ser mais democratizado. Nesse contexto, surge o conceito de inovação aberta. Para ampliar sua capacidade de gerar e melhorar seus produtos, empresas vêm tomando a iniciativa de abrir seus departamentos de pesquisa e desenvolvimento para a colaboração de agentes externos. O presente trabalho realizou o estudo de caso de um projeto de inovação aberta proposto por uma consultoria de inovação no Rio de Janeiro. Foram analisadas as variáveis essenciais para seu funcionamento, além de uma avaliação do papel do intermediador neste universo. Entrevistas semiestruturadas e documentos da empresa foram as principais fontes de informação para o desenvolvimento do estudo. Os dados coletados foram contrapostos com o referencial teórico previamente levantado, comparando o conceito da inovação aberta na teoria e na prática.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui