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Título: A ECONOMIA DA POLÍTICA DO TOMA-LÁ-DÁ-CÁ
Autor: YURI LEMOS DE OLIVEIRA PINTO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  WALTER NOVAES FILHO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 46996
Catalogação:  03/03/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46996@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46996@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46996

Resumo:
Suspeitas de compra de votos e barganha de favores políticos marcaram os processos de impedimentos presidenciais no Brasil. É o toma-lá-dá-cá no Congresso. Essas atividades são menos relevantes nos processos de impedimento norte americanos e nos votos de desconfiança em regimes parlamentaristas. Nesta dissertação, desenvolvo um modelo no qual o tomalá-dá-cá no Congresso implementa o mecanismo ótimo de incentivos a chefes de governo sujeitos a risco moral na execução de suas plataformas políticas. Há um tradeoff entre a execução da plataforma vitoriosa nas eleições e tomalá-dá-cá no Congresso. Se a base aliada é capaz de induzir o presidente a governar conforme suas promessas de campanha, o desenho ótimo inclui a possibilidade de impedimento, mas votos no Congresso sobre o impedimento refletem o desempenho de governo.

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