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Título: EFEITOS DE ESTÍMULOS COGNITIVOS, AFETIVOS E NORMATIVOS NA INTENÇÃO DE COMPRA DE PRODUTOS DE MARCAS CONSIDERADAS AMBIENTALMENTE RESPONSÁVEIS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): JULIANA WERNECK RODRIGUES

Colaborador(es):  LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES - Orientador
Número do Conteúdo: 46985
Catalogação:  02/03/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46985@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46985@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46985

Resumo:
A literatura apresenta lacunas em relação a antecedentes que levam consumidores a comprar produtos de marcas ecologicamente responsáveis. Esta tese propõe um modelo integrando estímulos de naturezas cognitiva, afetiva e normativa e seus impactos na intenção de compra de produtos de tais marcas. Conduziu-se um survey sobre amostra de consumidores que conhecem marcas que se preocupam com preservação ambiental, obtendo-se 419 respostas válidas. Os dados foram submetidos à análise por modelagem por equações estruturais. Os resultados mostraram relações significativas entre estímulos (cognitivos e afetivos) e a atitude em relação a comprar produtos de marcas que se preocupam com a preservação ambiental. A auto eficácia, quando antecede a atitude, também teve efeito significativo e direto sobre a atitude.

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