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Título: MODELAGEM ANALÍTICA E COMPUTACIONAL DE SELOS MECÂNICOS SOBRE CONDIÇÕES DE OPERAÇÃO RECORRENTES NA INDÚSTRIA
Autor: RAPHAEL KRONEMBERGER MASTRANGELO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ARTHUR MARTINS BARBOSA BRAGA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 46816
Catalogação:  12/02/2020 Liberação: 12/02/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46816&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46816&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46816

Resumo:
O selo mecânico é o principal elemento de vedação de uma máquina ou equipamento, pois evita que vazamentos indesejados ocorram e possam causar acidentes e prejuízos. As faces de vedação estáticas e dinâmicas são responsáveis por realizar a vedação primária, enquanto anéis O realizam a vedação secundária, impedindo que o fluido confinado escape para o meio externo ou que impurezas externas adentrem o interior do selo. É de fundamental importância ao usuário que deseja realizar uma vedação estudar as possíveis soluções para o seu problema, e após aplica-la acompanhar sua performance de modo a verificar se a solução pode ser otimizada. Este trabalho propõe introduzir o conceito de selos mecânicos, explicando sua função, design, princípios de funcionamento, aplicações, dentre outros tópicos relevantes ao entendimento deste elemento de vedação. Ao longo do trabalho foi realizado uma análise matemática da performance do selo, considerando fatores como troca de calor, e vazamento e lubrificação. Por fim foi realizada uma análise pelo método dos elementos finitos para avaliar o influencia da temperatura e pressão no desempenho do selo mecânico.

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