INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: FATORES QUE INFLUENCIAM A INTENÇÃO DE COMPRA ATRAVÉS DE ANÚNCIOS EM MÍDIAS SOCIAIS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MARIANA BETINE F DE VASCONCELOS

Colaborador(es):  JORGE BRANTES FERREIRA - Orientador
Número do Conteúdo: 46807
Catalogação:  12/02/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46807@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46807@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46807

Resumo:
As mídias sociais digitais fazem parte do dia a dia de muitas pessoas. Nestas mídias, as empresas também estão presentes, o que indica interesse destas em construir relacionamentos mais próximos com os consumidores, além de promover seus produtos/serviços. Este estudo tem como objetivo analisar a percepção de consumidores em relação aos anúncios nas mídias sociais digitais e avaliar se estes anúncios conseguem influenciar o comportamento de compra. Para entender esta influência, foi desenvolvido um modelo conceitual com os seguintes construtos: informatividade, entretenimento, irritação, credibilidade, incentivos, valor emocional, valor do anúncio e atitude em relação à anúncios em mídias sociais digitais. Foi aplicada uma survey online que resultou em uma amostra de 589 brasileiros que utilizam Instagram ou Facebook. Os dados levantados foram analisados através da modelagem de equações estruturais (SEM). Uma das contribuições teóricas deste estudo foi a proposta de analisar a influência do valor emocional sobre a atitude em relação aos anúncios em mídias sociais digitais, o que não foi identificado em estudos anteriores. Além disso, o resultado apontou que a informatividade, construto consolidado na literatura como antecedente de valor do anúncio e atitude, não apresentou efeitos significativos no modelo estimado. Ademais, foi estudada a moderação do tipo de mídia social digital (Facebook ou Instagram) sobre as relações propostas. Os resultados indicaram que, enquanto os usuários de Instagram percebem com mais intensidade o efeito do valor do anúncio sobre a intenção de compra, os usuários do Facebook percebem o efeito de atitude de forma mais intensa. O estudo também fornece contribuições gerenciais que permitem profissionais de marketing a desenvolverem anúncios em mídias sociais de forma mais eficaz.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui