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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: CONTROLE MULTIOBJETIVO DE ALTITUDE PARA VEÍCULOS AÉREOS NÃO TRIPULADOS Autor: PETRUS VINICIUS BALLHAUSEN ARRUDA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
HELON VICENTE HULTMANN AYALA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 46791
Catalogação: 10/02/2020 Liberação: 10/02/2020 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46791@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46791@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46791
Resumo:
Título: CONTROLE MULTIOBJETIVO DE ALTITUDE PARA VEÍCULOS AÉREOS NÃO TRIPULADOS Autor: PETRUS VINICIUS BALLHAUSEN ARRUDA
Nº do Conteudo: 46791
Catalogação: 10/02/2020 Liberação: 10/02/2020 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46791@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46791@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46791
Resumo:
Veículos aéreos não tripulados possuem uma extensa aplicação devido a sua
facilidade de operação, dimensões reduzidas, capacidade de pouso e decolagem
vertical, voo pairado e alta manobrabilidade. A sua grande desvantagem
reside principalmente na autonomia limitada devido à sustentação ser
garantida apenas pela rotação contínua das hélices. Este trabalho propõe
um controlador PID digital para controle de altitude de um quadrirrotor.
Através de simulações, pode-se avaliar o desempenho do controlador. Os
ganhos e parâmetros foram ajustados para minimizar o consumo de energia
do grupo motopropulsor e o erro de trajetória vertical, para tal, é realizada
uma otimização, usando um algoritmo evolutivo de múltiplos objetivos. A
otimização pelo algoritmo genético de classificação não-dominado II (NSGAII)
convergiu para soluções com bom desempenho no aumento da autonomia
de voo e a precisão durante a fase de pouso e decolagem vertical.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |