XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: A INTERNET NA PRÁTICA DOCENTE: NOVOS DESAFIOS E CONFLITOS PARA OS EDUCADORES Autor: ROSANE DE ALBUQUERQUE DOS SANTOS ABREU
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANA MARIA NICOLACI DA COSTA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 4678
Catalogação: 19/03/2004 Liberação: 19/03/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4678@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4678@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4678
Resumo:
Título: A INTERNET NA PRÁTICA DOCENTE: NOVOS DESAFIOS E CONFLITOS PARA OS EDUCADORES Autor: ROSANE DE ALBUQUERQUE DOS SANTOS ABREU
Nº do Conteudo: 4678
Catalogação: 19/03/2004 Liberação: 19/03/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4678@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4678@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4678
Resumo:
A difusão da Internet resultou em profundas
transformações sociais, econômicas e culturais. No que
concerne à educação, há fortes pressões para a sua
aplicação no cotidiano pedagógico. Neste cenário, o
professor emerge como o principal responsável pela
introdução das novas tecnologias no ambiente escolar e
pelas transformações na prática pedagógica que essas
tecnologias tornam necessárias. Este desafio, por sua
vez, parece ser uma fonte de conflitos pessoais, tensão e
sofrimento para esses profissionais. Com o objetivo de
investigar os problemas pessoais e/ou profissionais que
estão enfrentando, foram entrevistados 20 professores do
ensino fundamental e médio, que utilizam esta tecnologia
com seus alunos. A análise de seus depoimentos revela
que, confrontados com as novidades trazidas pela Rede,
esses docentes estão re-avaliando sua participação no
processo pedagógico em pelo menos três setores, para eles
particularmente nevrálgicos. (1) Estão revendo a
concepção de conhecimento - aquela da transmissão de
verdades estabelecidas - que tradicionalmente tem
sustentado as práticas pedagógicas. (2) Estão
questionando o papel do professor como dono do saber na
era da informação e tentando reconstruir sua identidade
profissional perante uma realidade que subverte as
expectativas e hierarquias tradicionais. (3) Estão re-
avaliando a estabilidade de seus empregos, com medo de
serem substituídos ou excluídos do mercado de trabalho em
educação - por máquinas ou por professores mais jovens
que dominam sua operação.