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Título: APLICAÇÃO DE MECANISMOS BIESTÁVEIS NO PROJETO DE ESTRUTURAS AEROESPACIAIS
Autor: THIAGO RODRIGUES DA COSTA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ANDERSON PEREIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 46750
Catalogação:  06/02/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46750@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46750@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46750

Resumo:
O estudo dos mecanismos biestáveis é um ramo específico da área de Compliant Mechanisms, que são estruturas que se utilizam da sua flexibilidade para realizar determinada tarefa. Os mecanismos Biestáveis em específico, tem como principal característica uma flexibilidade que envolve grandes deslocamentos, que podem inclusive ser da mesma ordem de grandeza ao próprio tamanho da estrutura, e portanto é requirida uma relação não linear entre a força e a deflexão da mesma. Através dessas grandes deflexões, a estrutura consegue transitar entre um estado de equilíbrio e outro, mantendo a sua posição sem a necessidade de uma aplicação de força constante. O estudo da modelagem de vigas considerando grandes deflexões é fundamental visto que esses elementos se encontram presentes no projeto de diversos mecanismos Biestáveis, permitindo desenvolver estruturas flexíveis evitando a fricção de partes mecânicas, reduzindo assim o desgaste dos componentes sem perder sua confiabilidade e precisão. Todas essas características presentes nos mecanismos biestáveis são de interesse da indústria aeroespacial. Este trabalho propõe desenvolver uma estrutura com propriedades biestáveis, aplicando a mesma para um sistema de VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado). Através da realização de análises numéricas com o Método de Elementos Finitos (MEF) serão comparadas diferentes configurações estruturais, permitindo atingir uma configuração ideal para o problema.

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