As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: TEXTURAS COM RELEVO UTILIZANDO ILUMINAÇÃO POR PIXEL E PROCESSAMENTO PARALELO Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): FRANCISCO MAURO ALVES FONSECA
Colaborador(es): BRUNO FEIJO - Orientador
MARCELO DE ANDRADE DREUX - Coorientador
Número do Conteúdo: 4674
Catalogação: 19/03/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4674@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4674@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4674
Resumo:
Título: TEXTURAS COM RELEVO UTILIZANDO ILUMINAÇÃO POR PIXEL E PROCESSAMENTO PARALELO Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): FRANCISCO MAURO ALVES FONSECA
Colaborador(es): BRUNO FEIJO - Orientador
MARCELO DE ANDRADE DREUX - Coorientador
Número do Conteúdo: 4674
Catalogação: 19/03/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4674@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4674@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4674
Resumo:
A principal motivação para realização deste trabalho é
verificar a viabilidade de uso da técnica de mapeamento de
textura com relevo em aplicações que exijam interação em
tempo real como, por exemplo, jogos eletrônicos. Esta
dissertação apresenta uma extensão ao mapeamento de textura
com relevo que suporta a representação de efeitos
dependentes do ponto de vista e da direção de iluminação,
que antes não eram possíveis de serem representados. Além
disso, propõe uma forma de paralelizar tal mapeamento
entre CPU e GPU (Graphic Processor Unit), utilizando-se
para isto da tecnologia de Hyper-Threading. Nesta nova
abordagem, cada amostra pertencente a uma textura com relevo
é aumentada para incluir três valores escalares
representando o vetor normal à superfície reproduzida pela
textura. Desta forma, o cálculo de iluminação pode ser
efetuado por pixel. A paralelização do processo de
mapeamento de textura com relevo demonstra-se favorável uma
vez que são obtidos ganhos de até 37% em relação ao tempo
de processamento da abordagem convencional.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS |
PDF ![]() |
CAPÍTULO 1 |
PDF ![]() |
CAPÍTULO 2 |
PDF ![]() |
CAPÍTULO 3 |
PDF ![]() |
CAPÍTULO 4 |
PDF ![]() |
CAPÍTULO 5 |
PDF ![]() |
CAPÍTULO 6 |
PDF ![]() |
BIBLIOGRAFIA |
PDF ![]() |