$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: EXTENSOMETRIA USANDO SENSORES A FIBRA ÓPTICA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): PEDRO DA SILVA QUINTANILHA

Colaborador(es):  ARTHUR MARTINS BARBOSA BRAGA - Orientador
PAULA MEDEIROS PROENCA DE GOUVEA - Coorientador
Número do Conteúdo: 46722
Catalogação:  05/02/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46722@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46722@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46722

Resumo:
O Sistema de Monitoramento Óptico Direto nos Arames, ou simplesmente MODA, é um sistema que a Petrobras desenvolveu em parceria com o Laboratório de Sensores a Fibra Óptica (LSFO). Este sistema utiliza extensômetros baseados em fibra óptica, extensamente utilizados nos projetos do Pré-Sal. Há atualmente a necessidade de desenvolver o sistema para aplicações envolvendo temperaturas superiores as que as atuais, ainda não utilizadas. Para tanto, será necessário testar novos adesivos que sejam especificados para temperaturas mais altas que os adesivos atualmente utilizados. Portanto, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) proposto consiste na realização de experimentos, tais como testes de tração, e análise de dados dos ensaios, envolvendo novos adesivos para colar a fibra óptica contendo os sensores de deformação baseados em Rede de Bragg. As minhas atividades serão acompanhar e participar de todas as etapas, como, por exemplo, projetar corpos de provas, participar da colagem dos sensores a fibra óptica nos corpos de provas utilizando os adesivos (instrumentação dos sensores), acompanhar os testes de tração, e analisar e interpretar os resultados dos ensaios. Os ensaios descritos neste trabalho foram realizados a temperatura ambiente por se tratarem de ensaios preliminares para escolher os adesivos a serem testados a temperaturas mais altas. Sendo assim, estes ensaios foram utilizados para identificar os novos adesivos a serem testados sob temperaturas mais altas, e assim verificar se os adesivos servirão para futuras aplicações do sistema MODA ou não. As análises e todas as conclusões provenientes deste TCC serão feitas utilizando os dados dos ensaios de tração e analisando os espectros de luz detectados pelo sensor Rede Bragg, comparando principalmente os picos dos gráficos envolvendo os comprimentos de onda e potências.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui