INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: EDUCAÇÃO NA FRONTEIRA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A PRESENÇA ESTRANGEIRA NA ESCOLA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ROGERS BARROS DE PAULA

Colaborador(es):  ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO - Orientador
EDGAR APARECIDO DA COSTA - Coorientador
Número do Conteúdo: 46720
Catalogação:  05/02/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46720@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46720@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46720

Resumo:
Esta pesquisa, de abordagem quanti-qualitativa, visa compreender efeitos da inserção de estudantes estrangeiros no sistema educacional brasileiro considerando resultados educacionais e interação escolar desses estudantes e suas famílias com agentes escolares, tendo os elementos território e fronteira como a base da discussão. No estudo quantitativo, foram descritos os efeitos nacionalidade e fronteira sobre os resultados da Prova Brasil de municípios e escolas brasileiras nas edições de 2011, 2013 e 2015. A partir das análises de correlações e regressões múltiplas realizadas, foi evidenciada a associação entre as taxas relativas de matrículas com nacionalidade estrangeira por município e escola brasileira e as suas respectivas proficiências e o efeito negativo que a variável geográfica cidades-gêmeas atribuiu às proficiências registradas. Esses achados nortearam o segundo estudo da pesquisa, com o intuito de verificar efeitos da inserção de estudantes estrangeiros em uma perspectiva qualitativa de pesquisa, diretamente na escola. Foram realizadas observações e entrevistas com agentes de duas escolas com altas taxas relativas de matrículas com nacionalidade estrangeira na cidade-gêmea de Corumbá-MS. Sob a perspectiva de estabelecidos e outsiders de Norbert Elias e John Scotson (2000), evidenciou-se que as territorialidades de fronteiriços brasileiros e estrangeiros em cidade-gêmea ditam as negociações sobre as nacionalidades documentais, identidades étnicas e direitos sobre o espaço fronteiriço e que acabam adentrando às escolas por meio das opiniões de brasileiros estabelecidos sobre estudantes estrangeiros e as suas famílias outsiders.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui