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Título: ESTUDO DA MELHORIA DE PERFORMANCE AERODINÂMICA DE UM PERFIL APLICADO A VEÍCULOS AÉREOS NÃO TRIPULADOS
Autor: MARCOS PEREIRA CALDAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  IGOR BRAGA DE PAULA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 46713
Catalogação:  04/02/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46713@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46713@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46713

Resumo:
Os sistemas aéreos autônomos possuem uma crescente gama de aplicações em diversas áreas como agricultura e logística. Dentro desse ramo, destacam-se os VANTs (Veículos Aéreos Não-Tripulados) do tipo asa fixa e rotativa, pois essas possuem particular vantagem sobre os veículos multirrotores por sua versatilidade, autonomia e eficiência. Essas aeronaves geralmente operam em velocidades baixas, consequentemente, em faixas de números de Reynolds em torno de 200.000 a 400.000. Nessa faixa o escoamento ainda pode se manter laminar até a região de recuperação de pressão no extradorso das asas desses veículos. Assim, é possível ocorrer o surgimento de bolhas de separação laminar, causado pelo gradiente de pressão desfavorável. Essas bolhas causam perda de sustentação e aumento do arrasto. No intradorso, a transição do escoamento laminar para turbulento pode ocorrer mais próxima do bordo de ataque, devido à distribuição de pressão. Nesse caso, o arrasto viscoso da camada limite turbulenta induz uma perda de performance do veículo. Assim, este trabalho propõe a aplicação de duas metodologias para a melhoria de performance de aerofólios tipicamente utilizados em projetos de VANTs de médio alcance. Primeiramente, será analisada a aplicação de rugosidades distribuídas, representadas pelos chamados Trips da camada limite, em pontos específicos do extradorso do aerofólio buscando evitar a formação de bolhas de separação laminar. Em seguida, será analisada a técnica de atraso da transição da camada limite laminar-turbulenta, através do Laminar Flow Control (LFC), mais especificamente o Natural Laminar Flow. Essa estratégia envolve uma alteração da geometria original, buscando estender a camada limite laminar e reduzir o arrasto de fricção. Para isso é utilizado um software de análise numérica para aerofólios em condições de escoamento de baixos números de Reynolds. Os resultados são comparados utilizando a métrica da polar de arrasto obtidas para diferentes aerofólios. Para quantificar os ganhos, análises de performance serão realizadas.

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