$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: VIVÊNCIA DA PARENTALIDADE COM FILHO SURDO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Autor: ANIELLE CRISTINE FARIAS QUEIROZ DOS SANTOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ANDREA SEIXAS MAGALHAES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 46669
Catalogação:  31/01/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46669@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46669@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46669

Resumo:
A confirmação do diagnóstico de surdez do filho pode provocar conflitos internos nos pais ouvintes, dificultando o investimento emocional e afetivo no filho surdo. Diante da importância da família para a promoção do desenvolvimento da criança, esta pesquisa teve como objetivo investigar como pais e mães ouvintes vivenciam a parentalidade com um filho surdo. Para tal, consideramos importante abordar a definição de surdez e as possíveis causas, tipos, graus e tratamento da perda auditiva, as concepções socioculturais da surdez e a cultura surda. Para uma melhor compreensão do impacto do diagnóstico no exercício da parentalidade, abordamos algumas questões referentes ao nascimento de uma criança muito diferente da esperada pelos pais, a adaptação/aproximação com a criança surda – que exige um processo de luto – e as particularidades da interação entre os pais ouvintes e o filho surdo. Realizamos um estudo qualitativo. Foram entrevistados oito sujeitos independentes, pais e mães ouvintes (quatro homens e quatro mulheres). A partir da análise do material discursivo das entrevistas dos participantes, emergiram seis categorias: 1) Descoberta da surdez: da suspeita à confirmação do diagnóstico; 2) Confirmação do diagnóstico: luto na parentalidade com um filho surdo; 3) O ideal do filho falante; 4) (Des)conhecimento da surdez e sua influência nos cuidados parentais; 5) Rede de apoio na surdez; 6) Tornando-se pais resilientes. Constatamos que a confirmação do diagnóstico de surdez do filho é uma situação complexa para os pais ouvintes. A diferença significativa entre a criança idealizada e a real, que não nasceu normal e saudável, é um desafio a ser enfrentado pelos pais, que apresentaram muitas dificuldades em aceitar o diagnóstico. Somado a isso, a compreensão da surdez como patologia e, diante disso, a busca do implante coclear como meio de viabilizar a cura do filho, atuam também como dificultadores do processo de aceitação e enfrentamento. A vivência do luto pelo filho idealizado, das emoções e dos sentimentos decorrentes deste processo, assim como o suporte da rede de apoio e o conhecimento acerca da surdez e das potencialidades da pessoa surda são elementos essenciais que possibilitaram aos pais ressignificar o diagnóstico e se relacionar com o filho surdo. Isto repercutiu no processo de resiliência frente à surdez do filho e na promoção de saúde de todos os membros da família. Os resultados desse estudo apontam, ainda, a necessidade de apoio e orientação para os pais ouvintes, que muitas vezes ficam mobilizados e desorientados frente à criação de um filho surdo.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui