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Título: COMPARAÇÃO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DE AÇOS TEMPERADOS TRADICIONAIS E BENEFICIADOS POR CALDEAMENTO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): THIAGO ANDRADE VIEIRA

Colaborador(es):  MARCO ANTONIO MEGGIOLARO - Orientador
JAIME TUPIASSU PINHO DE CASTRO - Coorientador
Número do Conteúdo: 46659
Catalogação:  30/01/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46659@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46659@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46659

Resumo:
O aço é uma liga metálica formada essencialmente por ferro como seu componente básico e acréscimos de carbono (pode variar de 0,008 por cento até 2,11 por cento), mas pode ser encontrado também níquel, volfrâmio, manganês, cromo, fósforo, enxofre entre outros elementos resultantes de seu processo de fabricação. Esta liga metálica se encontra muito presente em nosso cotidiano, pois são muito fáceis de se encontrar e de se produzir, sendo um dos produtos que contribuiu e ainda contribui para o desenvolvimento econômico e tecnológico da humanidade. Assim podemos ver que existem diversas formas de produção de aço para aderir a diversas utilidades, logo é relevante também pensar em um modo de como ou o que fazer quando descartar este material. Esta tese propõe a comparação das propriedades mecânicas do aço das lâminas de feixe de mola de um caminhão com o mesmo aço sendo dobrado através de caldeamento diversas vezes, como feito em um processo de fabricação do aço damasco, demonstrando que conseguimos obter um novo propósito para peças de veículos inutilizados em seu devido objetivo, como a criação de uma faca. Então foi retirado corpos de prova do aço antes e depois deste processo de caldeamento, ambos temperados, para demonstrar qualitativamente, através de ensaios no laboratório, a sua melhora. Ao fazer ensaios de dureza, tração, charpy, fadiga e metalografia foi concluído que o caldeamento do aço lhe dá uma melhora significativa, mas mesmo assim deve se pensar em meios de aumentar a tenacidade do aço, pois a têmpera o deixa muito duro e ao mesmo tempo muito frágil, sendo um meio aconselhado revenir após a têmpera. Para o processo de caldeamento do aço, é utilizado camadas alternadas de um aço mais dúctil no momento de fazer as dobras para torná-lo mais tenaz, sendo mais uma vantagem deste processo. Assim podemos confirmar que dá para se retirar a barra de um feixe de mola e reutilizá-la para fabricar uma faca em aço damasco, sendo este o aço caldeado, gerando uma nova utilidade para o aço inutilizado e novos lucros para a sociedade.

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