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Coleção Digital
Título: COLONIALIDADADE DO SABER NO ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: RESISTÊNCIA OU REPRODUÇÃO DO EUROCENTRISMO? Autor: DINA MARIA MARTINS FERREIRA
JULIANNE RODRIGUES PITA
Instituição: -
Colaborador(es):
-
Nº do Conteudo: 46645
Catalogação: 29/01/2020 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46645@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46645@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.escrita.46645
Resumo:
Título: COLONIALIDADADE DO SABER NO ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: RESISTÊNCIA OU REPRODUÇÃO DO EUROCENTRISMO? Autor: DINA MARIA MARTINS FERREIRA
Nº do Conteudo: 46645
Catalogação: 29/01/2020 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46645@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46645@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.escrita.46645
Resumo:
Este trabalho busca problematizar o ensino de literatura na Educação Básica brasileira. Levantam-se conceitos de colonialidade do saber e de colonialidade do poder para explicar como o eurocentrismo ainda se faz presente no discurso da Escola Brasileira, aventando sobre a possibilidade de resistência ou não ao colonizador. Trata-se de uma pesquisa que dialoga com teóricos do ensino e do pensamento descolonial.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |