INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: ESTILOS DE LIDERANÇA E FATORES MOTIVACIONAIS DAS EQUIPES NO CONTEXTO DA ÁREA DE TI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MOYSES SEDRAZ DE OLIVEIRA JUNIOR

Colaborador(es):  JOSE ROBERTO DE SOUZA BLASCHEK - Orientador
Número do Conteúdo: 46603
Catalogação:  27/01/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46603@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46603

Resumo:
O ritmo acelerado da tecnologia, a competição por recursos e mercados, a pressão exercida na busca de qualidade com menores prazos e custos, a heterogeneidade da qualificação dos recursos humanos da área de TI dentre outras questões, estão levando as empresas a um novo desafio. Desenvolver e capacitar os recursos para responderem as demandas atuais não é mais suficiente. É necessário definir as competências capazes de assegurarem vantagens competitivas e liderança em um mercado cada vez mais acirrado. Partindo do pressuposto de que quanto mais intenso é o ritmo da inovação, como se percebe na área de TI, mais difícil é sustentar as vantagens competitivas, fica claro de que o que irá garantir o diferencial competitivo serão as competências de gestão e estilos de liderança. As empresas estão atentas a questão de que manter e tratar bem seus funcionários, aqui representados pela área de TI, é primordial. A valorização do recurso humano e a importância de que o gerenciamento sobre esses indivíduos seja adequado, tornou-se fundamental para o sucesso dos projetos. Essa preocupação, porém nem sempre é colocada em prática devido a formação inadequada de alguns líderes cujas competências técnicas ainda predominam. Esses líderes precisam exercitar outras competências tais como inteligência emocional, liderança moral e devem ser capazes de criar, motivar, manter o espírito e comportamento de equipe e dessa forma alcançar objetivos que sejam almejados pela organização e também pelos seus liderados. Dentro desse cenário de mercado acirrado e competitivo, com base na literatura, artigos e depoimentos de profissionais da área de TI, apresentaremos os diversos estilos de liderança propondo aquele que possa ser mais eficaz para que equipes de TI possam atingir os melhores resultados.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui