$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: ARTE, HISTÓRIA E DIÁLOGO: A EXPERIÊNCIA DIALÉTICO-HERMENÊUTICA DA ESCRITA EM GADAMER
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): RODRIGO VIANA PASSOS

Colaborador(es):  PAULO CESAR DUQUE ESTRADA - Orientador
Número do Conteúdo: 46554
Catalogação:  22/01/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46554@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46554@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46554

Resumo:
A dissertação investigará a experiência hermenêutica da escrita a partir do ponto de vista da dialética platônica. Como primeiro passo, será exposto o modo como Gadamer promove um debate com a estética moderna para identificar suas limitações e, assim, propor um modo de desobstrução da verdade da obra de arte. O objetivo aí é apontar, neste momento introdutório do problema, como a literatura, entendida amplamente aqui como tudo aquilo que é escrito, acaba por ser afetada por uma experiência limitadora da estética, que transforma o artístico em objeto da consciência estética . Além disso, ver-se-á que esta mesma problematização abrirá para nossa investigação o horizonte hermenêutico da história. Em momento seguinte, a partir de uma leitura fenomenológica do Fedro de Platão, a dialética platônica se apresentará e possibilitará uma primeira abertura para o [e do] escrito. Será, então, finalmente avaliada a dimensão histórica da experiência do escrito, o que conduzirá a investigação à recepção propriamente dita da dialética platônica pela hermenêutica filosófica. Aqui a interpretação dos textos escritos será pensada como abertura para o diálogo com o Outro e a tradição, explicitando a linguisticidade desse acontecimento. A poesia, nesse momento, será exemplo máximo e iluminador das possibilidades de toda obra linguística e literária.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui