$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC|



Título: UM PROCESSO UNIFICADO PARA ENGENHARIA DE ONTOLOGIAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): DANIEL ABADI ORLEAN

Colaborador(es):  CARLOS JOSE PEREIRA DE LUCENA - Orientador
Número do Conteúdo: 4646
Catalogação:  12/03/2004 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4646@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4646@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4646

Resumo:
A Web Semântica já está deixando de ser uma visão de Tim Berners-Lee para virar uma realidade. Diversos projetos em todo mundo já exploram as potencialidades dessa segunda geração da Web para tornar seu conteúdo processável por máquinas. Infelizmente (ou felizmente!), os computadores não são capazes de desenvolver por livre e espontânea vontade uma linguagem consensual de comunicação. É nesta etapa que entram em cena as ontologias. Conhecida no ramo da filosofia como teorias sobre a natureza da existência, as ontologias têm sido encaradas de maneira consideravelmente diferente no universo computacional. Representam um entendimento comum e compartilhado sobre um domínio específico e têm como o objetivo principal permitir a comunicação entre organizações, pessoas e o uso de metodologias, processos e/ ou métodos bem definidos. Com o aumento de sua importância, o projeto e desenvolvimento de ontologias vêm deixando de ser uma arte para se transformar em um processo de engenharia. Diversas propostas já foram apresentadas para o problema de engenharia de ontologias, muitas delas apoiadas por estudos acadêmicos e industriais. No entanto, é importante notar que nenhuma dessas metodologias - que em muitos casos resumem-se apenas a heurísticas extraídas da experiência de seus autores ou a orientações sobre como alcançar bons resultados - atende por completo aos requisitos potenciais do projeto de uma ontologia. O que se propõe neste trabalho é a unificação de disciplinas e atividades oriundas de metodologias distintas em um framework de processos abrangente, entitulado KUP - Knowldge Unified Process, que permite um adequado projeto e desenvolvimento de ontologias e bases de conhecimento. Entende-se como um processo um conjunto de atividades e resultados associados a essas atividades com o objetivo de garantir a geração de um produto final, seja este produto um software, uma ontologia ou uma ontologia associada a sua base de conhecimento. A unificação deste processo segue as melhores práticas em engenharia de software existentes na indústria e é apoiada por um framework de avaliação de metodologias consolidado na academia. Foram realizados dois estudos de caso para este framework de processos, um envolvendo o desenvolvimento de uma solução de gestão de conhecimento em segurança da informação e outro envolvendo a integração de uma ferramenta de gestão de competências para ambientes de educação a distância.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTA DE FIGURAS  PDF  
CAPÍTULO 1  PDF  
CAPÍTULO 2  PDF  
CAPÍTULO 3  PDF  
CAPÍTULO 4  PDF  
CAPÍTULO 5  PDF  
CAPÍTULO 6  PDF  
CAPÍTULO 7  PDF  
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui