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Título: ANÁLISE DE TENSÕES E OTIMIZAÇÃO TOPOLÓGICA DE SISTEMAS DE FREIO A DISCO DE VEÍCULOS BAJA SAE
Autor: HENRIQUE MONSANTO POHL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  IVAN FABIO MOTA DE MENEZES - ORIENTADOR
MATHEUS HOFFMANN BRITO - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 46454
Catalogação:  19/12/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46454@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46454

Resumo:
No trabalho desenvolvido, busca-se analisar as tensões envolvidas em um sistema de freio a disco do protótipo de 2018, Naja, da Equipe Reptiles Baja PUC-Rio, para utilização em competições promovidas pela SAE Brasil. O objetivo do estudo reside em, após realizar a análise de tensões, térmicas e mecânicas, propor uma geometria de disco de freio otimizada para o protótipo, levando em consideração todas as condições operacionais do veículo. Antes de iniciar o projeto, é necessário cumprir todas as exigências do regulamento desenvolvido pela SAE Brasil, para competições envolvendo veículos do tipo Baja. Após cumprir tais restrições, almeja-se chegar a um modelo de disco de freio que possibilite uma maior redução de massa do sistema. As simulações numéricas foram realizadas no software de engenharia Ansys (marca registrada) 2019 R1 – Academic, desenvolvido pela empresa americana Ansys Inc. Para que fosse possível chegar às simulações mais próximas da realidade, foi necessário assumir algumas hipóteses simplificadoras, determinar as cargas de trabalho, as condições de contorno a serem adotadas e as propriedades termo-mecânicas dos materiais viáveis. Após as simulações numéricas, os resultados obtidos foram validados por meio de comparação com o modelo teórico. Em seguida, utilizando o mesmo software, foi realizada uma análise de otimização topológica, usando o enfoque conhecido como Density-Based, para minimização da massa da peça.. A geometria otimizada deve satisfazer todos os critérios de resistência do material, sem comprometer sua funcionalidade, tendo em vista que trata-se de um item de segurança do veículo.

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