$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: AVALIAÇÃO DE MÉTODOS DE CAPTURA DE INTERFACE PARA A PREDIÇÃO NUMÉRICA DA ASCENSÃO DE BOLHAS DE GÁS EM MEIOS VISCOSOS
Autor: RODRIGO LUIS FORMOSINHO CASTELLO BRANCO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ANGELA OURIVIO NIECKELE - Orientador
BRUNO DE BARROS MENDES KASSAR - Orientador

Nº do Conteudo: 46450
Catalogação:  19/12/2019 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46450@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46450@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46450

Resumo:
Com o passar dos anos, o método Volume of Fluid original passou por diversas modificações de forma a melhorar suas capacidades de prever o comportamento de escoamentos multifásicos. O presente trabalho propõe o acoplamento de um método de cálculo de curvaturas baseado em nuvens de pontos (PC-VOF) com um método de advecção geométrico baseado no conceito de iso-superfícies (isoAdvector). Um método variante do isoAdvector, que resolve uma Reconstructed Distance Fucntion (isoRDF) também foi contemplado no presente trabalho, e um acoplamento do mesmo com o PC-VOF foi realizado. Os métodos foram implementados em OpenFOAM e seus desempenhos foram avaliados com casos de benchmark. Simulações de configurações com soluções analíticas foram realizadas como testes de validação. Subsequentemente, dois casos de benchmark 2D que envolvem a ascensão de bolhas de gás em meios viscosos foram testados. Um dos casos constitui um escoamento dominado por tensões superficiais e o outro é dominado por forças inerciais. Malhas de quadriláteros e triângulos foram utilizadas, e testes de convergência de malha foram realizados. Os métodos foram testados e comparados através do acompanhamento da variação temporal de diversas grandezas do escoamento. Os casos de benchmark destacaram a importância da precisão no cálculo de curvatura nos escoamentos dominados por tensões superficiais, uma vez que o PC-VOF original e os métodos acoplados obtiveram as soluções mais precisas para esta configuração. Os casos também demonstraram a importância de um método de advecção preciso, particularmente na configuração dominada por forças inerciais, em que o isoAdvector e isoRDF obtiveram boas soluções. Para a maioria dos casos contemplados, os métodos acoplados apresentaram as soluções mais precisas, e são recomendados como uma alternativa estável e precisa para os métodos que os compõem.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui