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Coleção Digital
Título: A CASA E OS SEUS MESTRES: A EDUCAÇÃO DOMÉSTICA COMO UMA PRÁTICA DAS ELITES NO BRASIL DE OITOCENTOS Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): MARIA CELI CHAVES VASCONCELOS
Colaborador(es): ANA WALESKA POLLO CAMPOS MENDONCA - Orientador
Número do Conteúdo: 4624
Catalogação: 09/03/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4624@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4624@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4624
Resumo:
Título: A CASA E OS SEUS MESTRES: A EDUCAÇÃO DOMÉSTICA COMO UMA PRÁTICA DAS ELITES NO BRASIL DE OITOCENTOS Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): MARIA CELI CHAVES VASCONCELOS
Colaborador(es): ANA WALESKA POLLO CAMPOS MENDONCA - Orientador
Número do Conteúdo: 4624
Catalogação: 09/03/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4624@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4624@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4624
Resumo:
A educação doméstica foi uma significativa prática de
educação realizada nas Casas do Brasil de Oitocentos, que,
em determinados momentos, consistiu na forma majoritária de
ensinamentos dados a crianças e jovens, naquele tempo e
contexto. Realizada pelos mestres, que se caracterizavam
como professores particulares, preceptores, ou mesmo por
familiares e padres, essa modalidade foi uma prática
constante de educação durante todo o Brasil Imperial, tendo
sua origem na educação de príncipes e nobres e sendo
marcada pela influência européia. A tese propõe-se a
estudar as características dessa prática e das
circunstâncias em que ocorria na Casa, bem como, as
relações que se estabeleciam entre ela, os colégios
particulares e a escola estatal emergente, em um cotidiano
em que conviviam essas diferentes modalidades de educação,
concebidas como formas reconhecidas de educar meninos e
meninas em Oitocentos. A pesquisa está baseada em diversos
tipos de fontes documentais, principalmente em periódicos
da época, que, explicitamente, apresentam como se
configuravam as práticas de educação realizadas na Casa e
como se inscrevem nesse período os mestres, agentes e
responsáveis pela educação das crianças de elite no Brasil
Oitocentista.