INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: CONSTRUÇÕES IDENTITÁRIAS NO CONTEXTO DE FORMAÇÃO DOCENTE: CONVERSAS REFLEXIVAS COM UMA FUTURA PROFESSORA DE LÍNGUAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): RENAN SILVA DA PIEDADE

Colaborador(es):  INES KAYON DE MILLER - Orientador
ADRIANA NOGUEIRA ACCIOLY NOBREGA - Coorientador
Número do Conteúdo: 46161
Catalogação:  03/12/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46161@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46161@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46161

Resumo:
Orientado pelos princípios da Linguística Aplicada Crítica (PENNYCOOK, 2015; FABRÍCIO, 2006) e da Prática Exploratória (ALLWRIGHT; HANKS, 2009; MILLER, 2013), o presente estudo tem por objetivo analisar as narrativas de experiências pessoais e profissionais (LABOV; WALETZKY, 1967; LABOV, 1972) contadas por Josiele, estudante de licenciatura bilíngue (Português-Inglês) de uma universidade privada localizada na zona sul do Rio de Janeiro. Com dados gerados em quatro conversas reflexivas, discutimos, dentre outros tópicos, sobre partes da trajetória formativa da participante ligadas às suas vivências no estágio supervisionado, no PIBID/Inglês, no curso de línguas onde leciona, especialmente seus medos e frustrações. Dentro de uma visão qualitativa e interpretativa de pesquisa (DENZIN; LINCOLN, 2006), a análise é conduzida de acordo com as perspectivas da Análise da Narrativa (BRUNER, 2004; BASTOS, 2005) e do Sistema de Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005). Dessa forma, busco: (i) investigar como as narrativas elaboradas por Josiele são (co)construídas na interação, (ii) refletir criticamente sobre os tópicos que delas emergem, (iii) examinar as marcas discursivas avaliativas e como elas contribuem discursivamente para a (co)construção de identidades (MOITA LOPES, 2003). Em meio a diferentes experiências, o estudo contribuiu para a geração de entendimentos a respeito do processo situado nesta pesquisa de ser e de tornar-se professor e os resultados indicam que as nossas interações nos possibilitaram (i) refletir criticamente sobre o tipo de aluna/profissional que Josiele vem sendo, bem como (ii) compartilhar reclamações, propostas pedagógicas, momentos de êxito e episódios de fracasso que, muitas vezes, foram intensificados e ampliados pelo nosso discurso avaliativo de (co)narradores.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui