$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: OTIMIZAÇÃO DE PEÇAS ENTALHADAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MURILO OLIVEIRA SOUSA

Colaborador(es):  JAIME TUPIASSU PINHO DE CASTRO - Orientador
IVAN FABIO MOTA DE MENEZES - Coorientador
Número do Conteúdo: 46147
Catalogação:  02/12/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46147@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46147@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46147

Resumo:
Este trabalho tem como objetivo criar uma rotina para minimizar o concentrador de tensões de peças entalhadas, visando aumentar a vida à fadiga destas. A fadiga é uma falha mecânica causada primariamente pela aplicação de cargas que variam no tempo, cuja principal característica é a geração e/ou o crescimento progressivo de uma trinca. A fratura de fadiga é um processo cumulativo e localizado. A trinca nucleia no local crítico do componente, que depende dos detalhes geométricos nesse local. A vida à fadiga até fratura final é dividida em duas fases: a de nucleação e a de crescimento da trinca. A iniciação da trinca é causada primariamente pela amplitude e pelo valor da tensão máxima, que depende fortemente de detalhes geométricos, ou seja, do fator de concentração de tensão.Nesse contexto,a vida à fadiga é sensivelmente afetada pelo gama (variação) da máxima tensão que atua na estrutura. Pensando nisso, adotou-se técnicas de Otimização implementadas no software MATLAB para minimizar o concentrador de tensões de peças entalhadas. Os perfis entalhados foram definidos por uma curva Bérzier cúbica com 4 pontos de controle. As tensões foram calculadas por um código de elementos finitos. A função de otimização recebe as tensões e modifica as posições dos pontos de controle de tal forma que a função objetiva seja minimizada.Nesse sentido,a função objetiva adotada foi a tensão de Von Mises. Por último, é feito dois dimensionamentos à fadiga, um seguindo a técnica SN e outro adotando EN, das geometrias original e otimizada.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui