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Título: A INTEGRAÇÃO ACADÊMICA DO REFUGIADO ESTUDANTE
Autor: CAROLINA MIRANDA FUTURO
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 46016
Catalogação:  25/11/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46016@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.CadRI.46016

Resumo:
O presente trabalho visa analisar os múltiplos fatores envolvidos na integração acadêmica de um refugiado em um sistema de ensino superior. Devido à sua condição particular, o refugiado que se encontra na universidade enfrenta algumas barreiras agudas frente a sua integração acadêmica e social dentro do espaço universitário, que é essencial para a conclusão do ensino. Dessa forma, fatores como a adaptação linguística, o apoio financeiro, a adaptação cultural, entre outros, devem receber atenção especial. Portanto, o artigo tem como principal objetivo apontar tais variáveis que carecem de maior atenção em casos de refúgio e analisar se medidas estão sendo tomadas por atores brasileiros para que se assegure a efetiva integração de refugiados que foram admitidos em universidades. Tomando como base algumas variáveis destacadas na Escala de Integração Acadêmica (ISA), são verificadas iniciativas presentes no Brasil para a diminuição das barreiras de refugiados frente a sua integração na faculdade.

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