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Título: IMPACTOS DAS COMUNIDADES DE MARCA BASEADAS EM MÍDIAS SOCIAIS SOBRE A LEALDADE À MARCA: CASO MCDONALD S
Autor: BRUNA ALVES VILELA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JORGE BRANTES FERREIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 46014
Catalogação:  25/11/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46014@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46014@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46014

Resumo:
Devido ao advento e à popularidade das comunidades nas redes sociais digitais a comunicação entre as pessoas e grupos de pessoas se tornou mais rápida e dinâmica. Com isto, as empresas criaram suas fanpages no Facebook como forma de estarem mais próximas de seus clientes e buscarem a lealdade dos mesmos. Neste cenário, o presente trabalho buscou investigar como as comunidades de marcas, baseadas em mídias sociais, afetam a lealdade à marca. Foram realizadas pesquisas na literatura existente sobre o tema, permitindo que esta relação fosse explorada por meio dos seguintes construtos: benefícios funcionais, psicossociais e hedônicos, comprometimento com a comunidade e boca-a-boca e com base nele foi aplicado um modelo. Os dados da pesquisa foram coletados através de uma survey on-line distribuída na comunidade do McDonald s no Facebook e foram analisados através da modelagem de equações estruturais (SEM), que confirmou quase todas as hipóteses levantadas, evidenciando que as comunidades de marcas baseadas em mídias sociais possuem relação positiva com a lealdade à marca.

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