$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: É ALGO SOCIALMENTE CONSTRUÍDO: GÊNEROS E SEXUALIDADES NA ESCOLA ENTRE PERCEPÇÕES DE DOCENTES E ESTUDANTES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): RACHEL LUIZA PULCINO DE ABREU

Colaborador(es):  MARIA INES GALVAO FLORES MARCONDES DE SOUZA - Orientador
ANDERSON FERRARI - Coorientador
Número do Conteúdo: 46010
Catalogação:  25/11/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46010@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46010@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46010

Resumo:
As relações de gênero e sexualidades emergem no contexto escolar constantemente, nos corpos das estudantes e docentes, em diálogos tecidos dentro e fora das salas de aulas. Potencializadas por percepções envoltas a preconceitos e discriminações, as identidades de gênero e as sexualidades, habitam os espaços escolares entre tensões e resistências, buscando construir experiências em meio as regulações heteronormativas. Com objetivo de investigar as relações de gênero e as sexualidades na escola, realizamos uma pesquisa que partia do questionamento: Como as identidades de gênero e as sexualidades são compreendidas numa escola com alto nível índice de intolerância à diversidade de gênero e sexual e numa escola com baixo índice de intolerância por parte das estudantes? Para isso realizamos entrevistas com docentes de duas escolas públicas municipais, selecionadas partir de uma pesquisa mais ampla em que utilizamos questionários com estudantes do sétimo ano do ensino fundamental, em dez escolas municipais localizadas na zona sul da cidade do Rio de Janeiro. Assim, pretendíamos a partir do contato com as estudantes e docentes, entender como as identidades de gênero e as sexualidades são percebidas no cotidiano escolar. Partindo do referencial teórico de Michel Foucault, Joan Scott e Judith Butler sobre os gêneros e as sexualidades, construímos nosso olhar analítico problematizando as convergências e distanciamentos presentes nas entrevistas e questionários. Com isso, chegamos algumas considerações: (1) há diferenças nas formas como meninas e meninos percebem as diversidade sexual e os gêneros; (2) as meninas tendem a uma visão mais tolerante quanto aos gêneros e as sexualidades; (3) os meninos apresentam uma percepção mais preconceituosa e aceitando os estereótipos de gênero heteronormativos e a reprodução da lgbtfobia; (4) existem espaços para a problematização dos estereótipos de gênero e das sexualidades na ótica docente; (5) encontramos professoras e professores que conduzem discussões sobre os gêneros e as sexualidades nas escolas e que afirmam a importância destas temáticas para o currículo escolar.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui