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Título: A REVOLUÇÃO DE JASMIM: MODERNIDADE E SECULARISMO NA TRANSIÇÃO POLÍTICA DA TUNÍSIA
Autor: ANA GABRIELA COSTA REIS
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 45994
Catalogação:  23/11/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45994@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.CadRI.45994

Resumo:
O trabalho que busca investigar as transformações políticas ocorridas na Tunísia no pós-Primavera Árabe (2010 – 2014). A pesquisa questiona se o fim da Primavera Árabe, a qual teve como propósito introduzir a democracia no país e garantir direitos, deveres e liberdades para a população, abarcou consigo a democracia e o nacionalismo secular como fatores para a modernização na política da Tunísia. Trabalha-se com a hipótese de que a modernidade ocidental, esta que adquire caráter homogeneizador, tendo costumes e hábitos ocidentais firmemente presentes nas sociedades, não foi capaz de atingir a estrutura político-social tunisiana, muito embora esta tenha passado por alterações desde o fim do regime autocrático de Zine El Abidine Ben Ali, em 2011. Para tanto, o estudo investiga a reestruturação política da Tunísia por meio do exame da Constituição promulgada em 2014, analisando o que a caracterizaria como moderna perante o olhar muçulmano. Conclui-se que as conquistas advindas da Primavera Árabe adentraram na Tunísia e a caracterizaram como moderna, e que, para ser moderno, não necessariamente foi preciso seguir preceitos ocidentais, uma vez que cada sociedade possui suas particularidades, e que, acima de tudo, o Islã, como religião oficial do país, o permite se desenvolver de uma maneira distinta da Ocidental, e não o invalida como condutor de formação de uma sociedade desenvolvida.

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