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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: A REVOLUÇÃO DE JASMIM: MODERNIDADE E SECULARISMO NA TRANSIÇÃO POLÍTICA DA TUNÍSIA Autor: ANA GABRIELA COSTA REIS
Instituição: -
Colaborador(es):
-
Nº do Conteudo: 45994
Catalogação: 23/11/2019 Liberação: 23/11/2019 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45994@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.CadRI.45994
Resumo:
Título: A REVOLUÇÃO DE JASMIM: MODERNIDADE E SECULARISMO NA TRANSIÇÃO POLÍTICA DA TUNÍSIA Autor: ANA GABRIELA COSTA REIS
Nº do Conteudo: 45994
Catalogação: 23/11/2019 Liberação: 23/11/2019 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45994@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.CadRI.45994
Resumo:
O trabalho que busca investigar as transformações políticas ocorridas na Tunísia no pós-Primavera Árabe (2010 – 2014). A pesquisa questiona se o fim da Primavera Árabe, a qual teve como propósito introduzir a democracia no país e garantir direitos, deveres e liberdades para a população, abarcou consigo a democracia e o nacionalismo secular como fatores para a modernização na política da Tunísia. Trabalha-se com a hipótese de que a modernidade ocidental, esta que adquire caráter homogeneizador, tendo costumes e hábitos ocidentais firmemente presentes nas sociedades, não foi capaz de atingir a estrutura político-social tunisiana, muito embora esta tenha passado por alterações desde o fim do regime autocrático de Zine El Abidine Ben Ali, em 2011. Para tanto, o estudo investiga a reestruturação política da Tunísia por meio do exame da Constituição promulgada em 2014, analisando o que a caracterizaria como moderna perante o olhar muçulmano. Conclui-se que as conquistas advindas da Primavera Árabe adentraram na Tunísia e a caracterizaram como moderna, e que, para ser moderno, não necessariamente foi preciso seguir preceitos ocidentais, uma vez que cada sociedade possui suas particularidades, e que, acima de tudo, o Islã, como religião oficial do país, o permite se desenvolver de uma maneira distinta da Ocidental, e não o invalida como condutor de formação de uma sociedade desenvolvida.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |