INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: DO MAPA À PLANTA: APONTAMENTOS PARA UMA CARTOGRAFIA DA DIDÁTICA NA CIBERCULTURA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): NADJA NAIRA SILVA DE OLIVEIRA

Colaborador(es):  MAGDA PISCHETOLA - Orientador
Número do Conteúdo: 45983
Catalogação:  22/11/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45983@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45983@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.45983

Resumo:
A onipresença das tecnologias de informação e comunicação (TICs) no mundo contemporâneo se tornou fato inquestionável. Novos meios geram novas maneiras de interagir com o mundo. Diante deste cenário, a escola é desafiada a conviver com as transformações implicadas pelas TICs na sociedade e na cultura, visto que as inovações tecnológicas representam uma nova linguagem e levam a um modo de pensar diferente. No âmbito da docência, o desafio reside, entre outros elementos, na revisão do papel do professor e de suas práticas pedagógicas. Com o intuito de analisar de que forma os professores reconfiguram a Didática no contexto da cibercultura, realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo em oito escolas municipais de ensino fundamental de segundo segmento, na cidade do Rio de Janeiro. Pretendíamos mergulhar na realidade vivenciada pelos docentes nas suas idiossincrasias e para tal utilizamos dois instrumentos de pesquisa: 24 entrevistas semiestruturadas com professores e gestores escolares e dois grupos focais com os professores de duas das oito escolas selecionadas. A análise de dados foi desenvolvida recorrendo à metáfora cartográfica, estratégia metodológica que nos permitiu evidenciar três categorias de reconfiguração das práticas dos professores no contexto da cibercultura: o mapa, a carta e a planta. Os professores que reconfiguraram sua didática com o uso de TICs foram aqueles que perceberam, entenderam e vivenciaram suas práticas a partir da escala local, posto que a sala de aula é o lócus da ação pedagógica. Por isso defendemos que é legítimo lançar mão da reflexão na experiência para cartografar uma Didática contextualizada culturalmente.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui