$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: A GLOBALIZAÇÃO E A REVOLTA POPULISTA EM DEMOCRACIAS LIBERAIS OCIDENTAIS
Autor: GIOVANNA MACIEIRA ROSARIO
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 45974
Catalogação:  21/11/2019 Liberação: 26/11/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45974@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.CadRI.45974

Resumo:
Este artigo possui como objetivo a compreensão da ascensão de movimentos populistas em democracias liberais ocidentais. Tendo isso em vista, pretende-se examinar a relação entre esse fenômeno e a globalização. Dessa forma, após a compreensão das características essenciais do populismo, busca-se a análise da forma como a globalização influi sobre o nível do doméstico. Sendo assim, são analisadas duas dimensões distintas da globalização – a econômica e a cultural – com o propósito de apreender os efeitos do papel da insegurança econômica e existencial sobre a ascensão desses movimentos que buscam a contestação da ordem democrática. A globalização econômica, caracterizada pela desregularização financeira e abertura comercial, somada aos avanços tecnológicos, acentua de maneira significativa a desigualdade de renda em economias avançadas, auxiliando no aumento da distância econômica entre os trabalhadores e os super-ricos. A globalização cultural, por sua vez, contribui para a sensação de insegurança existencial de atores que - diante de fluxos migratórios compostos por indivíduos etnicamente e racialmente distintos - sentem que sua cultura está sob ameaça e que identificam que seus valores nacionalistas tradicionais estão sendo deslocados por valores progressistas pautados pelo cosmopolitismo e pelo multiculturalismo. Por fim, é reconhecida a pertinência da relação entre a globalização e a emergência de movimentos populistas, mas admite-se que um fenômeno tão complexo não possui uma causa exclusiva. Nesse sentido, deve-se exercitar a busca pela compreensão das frustações e insatisfações de parcela relevante do público eleitoral de países que foram sinônimo de estabilidade democrática e que hoje testemunham a ascensão de líderes autoritários.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui