INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS DE LABORATÓRIO PARA A DETERMINAÇÃO DA VISCOSIDADE E TENSÃO DE ESCOAMENTO DE SOLOS SOB CONDIÇÕES DE FLUXO DE MASSA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): CARLOS BESSO

Colaborador(es):  TACIO MAURO PEREIRA DE CAMPOS - Orientador
Número do Conteúdo: 45896
Catalogação:  11/11/2019 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45896@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45896@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.45896

Resumo:
Para avaliação de movimentos de corridas de detritos em vertentes montanhosas, é necessária uma abordagem reológica através de modalegem consitutiva da massa de solo descendente. O modelo de Bingham é amplamente empregado na literatura de corridas, sendo seus parâmetros a viscosidade plástica e tensão de escoamento. Esta análise provê o entendimento da propagação do movimento dos detritos em campo, ao fornecer uma estimativa de sua velocidade, espessura e alcance. O presente trabalho apresenta uma proposta para determinação da tensão de escoamento e viscosidade de solos, através de ensaios de abatimento de tubo cilíndrico. A tensão de escoamento e a viscosidade foram determinadas em um reômetro rotaticonal, com base nas taxas de cisalhamento definidas nos ensaio de abatimento. Foram estudados dois solos naturais do Rio de Janeiro, com diferentes granulometrias e plasticidades. Os resultados experimentais obtidos são comparados com soluções analíticas da literatura, e mostram que deve-se ter cuidado na definição destes parametros reológicos com base apenas em dados relacionados a distribuição granulométrica dos solos. Como resultado, foi estabelecida uma relação entre teor de umidade, tensão de escoamento e viscosidade. Comparando os dados obtidos com resultados disponíveis na literatura, conclui-se que a metodologia desenvolvida pode fornecer uma maneira simples de avaliar parâmetros reológicos de solos para análises de corridas.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui