$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: SOMOS REALMENTE LIVRES?: CONTRIBUIÇÕES DE SANTO AGOSTINHO PARA NOSSA COMPREENSÃO SOBRE A LIBERDADE
Autor: MARCO ANTONIO GUSMAO BONELLI
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 45830
Catalogação:  28/10/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45830@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.CRE.45830

Resumo:
Num livro bastante provocativo, A. T. Queiruga recorda algumas tragédias humanas do século XX, como as experiências de humilhação, sofrimento e morte vivenciadas nos campos de concentração nazistas e pergunta sem rodeios: É possível rezar depois de Auschwitz? É possível crer em Deus perante o panorama que nos esmaga com guerras e genocídios, com crimes e terrorismo, com fome e exploração, com dor, doença e morte? Como é fácil notar, perguntas muito complexas não devem ser respondidas de maneira muito simples. O problema do mal se apresenta como questão inevitável, desafiadora e talvez até insolucionável a todos nós. O problema não é apenas teológico, no sentido de propor as perguntas sobre a fé, e verificar se ainda é ou não possível crer em Deus no século XXI. O problema é também antropológico, provocando a pergunta direta que atinge e abala a todos nós. Diante do mal e do sofrimento humano tão presente em nossa vida pessoal e coletiva, existe mesmo a liberdade? Quem poderá imaginar-se livre diante da doença incurável, do crime impune, da violência mortal, dos desastres ecológicos, de sistemas econômicos e políticos que geram tanta miséria humana e exclusão social? O questionamento é, não apenas oportuno, como também necessário. Qualquer um que queira pensar em profundidade sua própria existência nesse mundo, terá que se defrontar com esta questão.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui