INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: ALAVANCANDO INOVAÇÃO ORIENTADA PARA SUSTENTABILIDADE POR MEIO DE REDES/ALIANÇAS: FOCO NO SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO - EÓLICA E SOLAR
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ANDRE FERNANDO GOMES DA SILVA

Colaborador(es):  TERESIA DIANA LEWE VAN ADUARD DE MACEDO SOARES - Orientador
FABIO DE OLIVEIRA PAULA - Coorientador
Número do Conteúdo: 45780
Catalogação:  21/10/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45780@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45780@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.45780

Resumo:
O setor elétrico é estratégico para o país, estando presente no dia-a-dia da população, além de ser fundamental para todos os setores. A participação do setor também é muito importante na redução das emissões de gases poluentes. Com o aumento da demanda por energia, o forte potencial das fontes eólica e solar no Brasil favorece as empresas geradoras de energia por fontes renováveis e, consequentemente, aumenta a competição no setor. Com esse aumento e a busca por recursos complementares, principalmente por meio de inovação, as alianças estratégicas contribuem para um melhor desempenho das empresas. Neste contexto, existe uma necessidade de tecnologias cada vez mais sustentáveis para atender aos interesses ambientais e sociais. Portanto, as inovações orientadas à sustentabilidade são imprescindíveis para se alcançar vantagem competitiva no setor. O estudo de caso realizado em uma empresa de energia elétrica permitiu avaliar as implicações estratégicas para inovação orientada à sustentabilidade por meio das redes/alianças no setor elétrico, especialmente pelas fontes eólica e solar, com a utilização do ferramental de análise estratégica SNA-SOI (Macedo-Soares, 2018). A pesquisa demonstrou a adequação estratégica da empresa focal, constatando que a ótica relacional adiciona valor à análise tradicional ao proporcionar importantes lições para a tomada de decisão dos administradores, notadamente, uma visão mais ampla das oportunidades e ameaças externas, uma melhor análise das forças e fraquezas dos parceiros e dos seus relacionamentos, além de um maior conhecimento sobre o posicionamento e a influência dos atores estratégicos do setor, considerando as características da rede que os integra.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui