$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: ANÁLISE DE GESTÃO DE RISCO DE CRÉDITO: UM EXEMPLO ILUSTRATIVO
Autor: BARBARA RAYDAN MORAES MOTA
VICTORIA DE SOUZA DANTAS TEIXEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ADRIANA LEIRAS - ORIENTADOR
LUIZA RIBEIRO ALVES CUNHA - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 45762
Catalogação:  17/10/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45762@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.45762

Resumo:
Este projeto tem como objetivo revisar e estudar as metodologias de gestão de risco de crédito que são reconhecidas na área de finanças, tanto no contexto global quanto nacional e propor um novo modelo, mais eficaz, prático e atual que atenda às necessidades do mercado. No estudo, analisamos diferentes metodologias, seus modelos matemáticos e as variáveis que os influenciam, visando diminuir o risco de inadimplência associado. As principais metodologias analisadas foram as desenvolvidas pela agência de rating Moody s e pela empresa Serasa. Ao longo do trabalho, desenvolvemos um modelo de análise de risco de crédito capaz de fornecer suporte a um analista na tomada de decisão. O modelo proposto visa fornecer de forma simplificada e eficaz, um score final, que varia de 0 a 20, sendo 0 o melhor score e 20 o pior, cada um com sua respectiva probabilidade de inadimplência. Além disso, o modelo divide o score final em classes de risco (baixa, média e alta). No fim do trabalho comparamos os modelos atuais e exemplificamos o modelo proposto na empresa Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), principal siderurgia do mercado brasileiro. O presente estudo demonstrou-se importante por ser capaz de fornecer o conteúdo necessário para uma análise de forma clara e atualizada para o contexto brasileiro, mas alinhado com referências internacionais. O resultado obtido pelo modelo proposto está de acordo com as expectativas do mercado, com uma probabilidade média de inadimplência de 6,5 por cento, resultado este similar ao de duas empresas de referências no ramo, a Moody s e a Serasa.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui