$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: CAMINHOS DA LITERATURA NA INTERNET: O BOOKTUBE E A PARTILHA DE EXPERIÊNCIAS DE LEITURA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ANA CAROLINA BARBOSA CARPINTERO

Colaborador(es):  VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDO - Orientador
Número do Conteúdo: 45740
Catalogação:  11/10/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45740@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45740@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.45740

Resumo:
Ebooks, audiolivros, adaptações para séries, filmes e jogos, aplicativos de discussão de leitura, redes sociais para leitores e conteúdo de nicho sob demanda a um clique de distância. Nesta nova dinâmica de fluxo de narrativas na era da convergência, um grupo de internautas produz vídeos para compartilhar sua experiência de leitura de livros na plataforma YouTube: os booktubers. Objeto desta pesquisa, o booktube – comunidade formada por produtores e espectadores dos vídeos – aponta para novas relações com a literatura entre a geração de nativos digitais. O caminho traçado nesta investigação propõe três momentos: o antes, um levantamento sociocultural e tecnológico de fatores que levam os leitores a falar de livros na internet; o durante, uma análise do conteúdo que é produzido pela comunidade e sua relação com a crítica literária, a mediação de leitura e o mercado editorial; e o depois, um estudo de caso de usos institucionais do booktube como incentivo à formação de leitores e promoção de cultura. As discussões propostas são baseadas na cultura participativa, na de nicho e na da convergência, nos conceitos de transmídia e mediação de leitura e na perspectiva do jornalismo cultural e dos estudos culturais.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui