XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: THE HOLY CAUSE OF EDUCATION AND THE PROGRESS OF THE HUMANKIND: THE PEDAGOGICAL JOURNALS AND THE CONSTRUCTION OF THE PEDAGOGICAL KNOWLEDGE IN BRAZIL AND PORTUGAL AT THE END OF THE XIX CENTURY Autor: ANA LUCIA CUNHA FERNANDES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANA WALESKA POLLO CAMPOS MENDONCA - ADVISOR
Nº do Conteudo: 4569
Catalogação: 05/03/2004 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4569@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4569@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4569
Resumo:
Título: THE HOLY CAUSE OF EDUCATION AND THE PROGRESS OF THE HUMANKIND: THE PEDAGOGICAL JOURNALS AND THE CONSTRUCTION OF THE PEDAGOGICAL KNOWLEDGE IN BRAZIL AND PORTUGAL AT THE END OF THE XIX CENTURY Autor: ANA LUCIA CUNHA FERNANDES
Nº do Conteudo: 4569
Catalogação: 05/03/2004 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4569@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4569@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4569
Resumo:
The thesis intends to identify the origin and the
development of a specialized discourse about education, at
the end of the XIX century, in Brazil and Portugal, in
comparative perspective, through the analysis of
pedagogical journals from both countries. Regarding the
sources, the research deals with pedagogical journals,
Revista Pedagógica, from Brazil, and Revista de Educação e
Ensino, from Portugal. Our main work hypothesis considers
that the pedagogical journals constitute a significant
material since it may provide valuable indications about
the diffusion and reception of the specialized educational
discourse. The journals` analysis was made using the
database Access Program in order to index the most quoted
references, such as authors, journals, international
organizations, countries, transnational communities and
knowledge fields. This mechanism intended, on one hand, to
look at the relations between the educational field and the
other fields and, on the other hand, to study the
connections between national fields or even transnational
ones. Content and context are both central and
interconnected elements in the whole analysis. The analysis
of pedagogical journals, in this case, attempts to show the
ways in which they contributed to the construction of an
educational disciplinary field process. It was our
intention to look at the history of the intellectuals`
production relating it with the social demands tied up to
this production. It was also our goal to understand the
pedagogical journals as an arena where confluences and
disputes take place and where different interests are
involved in the production of discourses. In brief, the
most relevant is to look at the pedagogical journals as
objects through which we can analyze the building of
a pedagogical field and the actors taking part in this same
process.
Descrição | Arquivo |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
CHAPTER 6 | |
REFERENCES |