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Título: A SANTA CAUSA DA INSTRUÇÃO E O PROGREDIMENTO DA HUMANIDADE: REVISTAS PEDAGÓGICAS E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO NO BRASIL E EM PORTUGAL NO FINAL DO SÉCULO XIX
Autor: ANA LUCIA CUNHA FERNANDES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ANA WALESKA POLLO CAMPOS MENDONCA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 4569
Catalogação:  05/03/2004 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4569@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4569@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4569

Resumo:
A pesquisa procura identificar a gênese e o desenvolvimento de um discurso especializado sobre educação, em finais do século XIX, no Brasil e em Portugal, numa perspectiva comparada, por meio da análise de revistas pedagógicas dos dois países. Analisa-se a afirmação do conhecimento pedagógico como fundamentação teórica, com base num corpo de conhecimentos especializados e numa identidade em termos de práticas e saberes, no contexto da consolidação das ciências sociais e humanas e da emergência do modelo da escola de massas. No que diz respeito às fontes, trabalha-se com a Revista Pedagógica, no Brasil, e a Revista de Educação e Ensino, para Portugal. A tese evidencia que essas Revistas desempenharam um papel fundamental tanto na circulação quanto na produção de saberes ligados à educação e, consequentemente, na progressiva constituição do campo disciplinar pedagógico, através da veiculação de um discurso educacional cada vez mais especializado. O trabalho de análise das revistas teve como base a utilização de um instrumento do Programa Access, indexando as referências mais citadas, em termos de autores, periódicos, organismos e organizações internacionais, países, comunidades transnacionais e áreas de conhecimento. Além desses referentes, procurou-se indexar também as referências a livros e artigos. Este procedimento de recolha e de classificação dos artigos visou contextualizar a forma como os referentes foram mobilizados, permitindo, de um lado, procurar as relações entre o campo disciplinar da educação e os outros campos e, de outro, estudar as relações entre o campo disciplinar nacional e o de outros países ou mesmo transnacional. Além disso, esboça-se uma possível rede de colaboradores (nacionais e estrangeiros) que mantiveram ligação com os periódicos. Foi possível perceber as revistas como espaços de confluências e disputas, coordenação de diferentes interesses e processos envolvidos na produção discursiva. O que se afigura de mais relevante é exactamente a observação das revistas como objetos dos quais emergiam processos de estruturação do próprio campo pedagógico.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABRSTRACT, SUMÁRIO, LISTAS DE ILUSTRAÇÕES E QUADROS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
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