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Título: COMPARAÇÃO DAS EFICIÊNCIAS ENERGÉTICA E EXERGÉTICA DE TURBINA A GÁS AERONÁUTICAS
Autor: RAFAEL DA MOTA CHIAVEGATTO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  FLORIAN ALAIN YANNICK PRADELLE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 45674
Catalogação:  01/10/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45674@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45674@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.45674

Resumo:
A última fase de todo o processo de revisão de um motor aeronáutico é o teste da sua performance. A partir das informações adquiridas em testes realizados no banco de provas, pode-se saber o real estado do motor e identificar possíveis necessidades de manutenção de um ou mais componentes. Neste trabalho, foram utilizados dados de um mesmo modelo de uma turbina a gás aeronáutica, porém três versões distintas e dois regimes de potência. Os dados de pressão, temperatura e vazões de ar e combustível, assim como a caracterização do combustível, permitiram a simulação numérica do ciclo Brayton aberto usando o software Matlab. Os resultados obtidos dão acesso a informações essências para o completo estudo das eficiências energética e exergética de cada componente dos modelos de turbina a gás aeronáutica estudados. A dissertação tem como objetivo identificar e entender as diferenças no desempenho de cada módulo para cada regime de potência e versão escolhida. Os resultados foram confirmados a partir de uma comparação com os resultados obtidos a partir das literaturas.

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