$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: O TRABALHO VOLUNTÁRIO DE REINSERÇÃO SOCIAL JUNTO A PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA: UM ESTUDO SOB A PERSPECTIVA DA ANÁLISE DA CONVERSA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): CARLA MIRELLE DE OLIVEIRA M LISBOA

Colaborador(es):  MARIA DO CARMO LEITE DE OLIVEIRA - Orientador
MICHEL GUSTAVE JOSEPH BINET - Coorientador
Número do Conteúdo: 45496
Catalogação:  23/09/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45496@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45496@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.45496

Resumo:
Os estudos da prática de assistência social têm tido como foco a ação dos profissionais da área de Serviço Social. No entanto, especialmente a partir da segunda metade dos anos 70, com a entrada do terceiro setor, a luta para diminuir as desigualdades sociais abriu espaço para o trabalho voluntário do/a cidadão/ã no atendimento àqueles que vivem em condições de vulnerabilidade social. No intuito de preencher essa lacuna, este estudo tem por objetivo contribuir para o entendimento das práticas de ofertas de ajuda, realizadas por voluntários. Para tanto, são analisadas, à luz do aparato teórico-metodológico da Análise da Conversa (Sacks, 1992; Sacks; Schegloff; Jefferson, 1974), as interações entre voluntários/as da Equipe de Abordagem Social da Turma da Sopa de Niterói, que tem como objetivo institucional tentar contribuir para o processo de reinserção/reintegração social de pessoas em situação de rua ou vulnerabilidade social, atendidas por eles/elas. Os resultados revelam a organização estrutural global das interações que constituem a abordagem social, identificando as etapas desse trabalho (início da abordagem, escuta e/ou sondagem, condução propositiva e fechamento), bem como as (micro) ações que ocorrem em cada fase. A pesquisa aponta também para a centralidade das ofertas nas conduções propositivas, diferenciando as ofertas delicadas, que apresentam formato despreferido, das não-deliciadas, realizadas em formato preferido. Com base nas análises, é possível identificar que práticas se mostraram mais ou menos eficazes para o atingimento dos objetivos institucionais.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui