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Título: ANÁLISE DE DADOS EXPERIMENTAIS OBTIDOS COM MISTURAS DIESEL-BIODIESEL-ETANOL (DBE) EM MOTORES DE IGNIÇÃO POR COMPRESSÃO
Autor: JOAO MARCELO GRIGOLETTO DA ROCHA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  FLORIAN ALAIN YANNICK PRADELLE - ORIENTADOR
SERGIO LEAL BRAGA - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 45466
Catalogação:  20/09/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45466@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45466@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.45466

Resumo:
Atualmente, com a necessidade de reduzir a emissão de poluentes produzidos pela combustão de combustão de combustíveis fósseis e aumentar a eficiência de motores e máquinas deste tipo, estudos para melhorar o desempenho de motores à combustão estão sendo desenvolvidos. O presente trabalho tem o objetivo de validar o método mais preciso para ser utilizado no cálculo do atraso de ignição em motores a diesel de quatro tempos de combustão interna através da utilização de misturas diesel-biodiesel-etanol, além de avaliar a relação do avanço do instante de injeção de combustível com a eficiência energética, a pressão no cilindro e atraso de ignição. Para este estudo, foi desenvolvido uma rotina no programa computacional Matlab para ler os dados de testes realizados em uma dissertação do DEM PUCRio. A partir dos dados gerados, foi possível comprovar que o método mais eficaz para o cálculo do atraso de ignição e que a eficiência não necessariamente aumenta com a redução do atraso de ignição.

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