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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: ANÁLISE DE DADOS EXPERIMENTAIS OBTIDOS COM MISTURAS DIESEL-BIODIESEL-ETANOL (DBE) EM MOTORES DE IGNIÇÃO POR COMPRESSÃO Autor: JOAO MARCELO GRIGOLETTO DA ROCHA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
FLORIAN ALAIN YANNICK PRADELLE - ORIENTADOR
SERGIO LEAL BRAGA - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 45466
Catalogação: 20/09/2019 Liberação: 20/09/2019 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45466&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45466&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.45466
Resumo:
Título: ANÁLISE DE DADOS EXPERIMENTAIS OBTIDOS COM MISTURAS DIESEL-BIODIESEL-ETANOL (DBE) EM MOTORES DE IGNIÇÃO POR COMPRESSÃO Autor: JOAO MARCELO GRIGOLETTO DA ROCHA
SERGIO LEAL BRAGA - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 45466
Catalogação: 20/09/2019 Liberação: 20/09/2019 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45466&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45466&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.45466
Resumo:
Atualmente, com a necessidade de reduzir a emissão de poluentes produzidos pela combustão de combustão de combustíveis fósseis e aumentar a eficiência de motores e máquinas deste tipo, estudos para melhorar o desempenho de motores à combustão estão sendo desenvolvidos. O presente trabalho tem o objetivo de validar o método mais preciso para ser utilizado no cálculo do atraso de ignição em motores a diesel de quatro tempos de combustão interna através da utilização de misturas diesel-biodiesel-etanol, além de avaliar a relação do avanço do instante de injeção de combustível com a eficiência energética, a pressão no cilindro e atraso de ignição. Para este estudo, foi desenvolvido uma rotina no programa computacional Matlab para ler os dados de testes realizados em uma dissertação do DEM PUCRio. A partir dos dados gerados, foi possível comprovar que o método mais eficaz para o cálculo do atraso de ignição e que a eficiência não necessariamente aumenta com a redução do atraso de ignição.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |