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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: EFEITO GIROSCÓPIO EM MOTOCICLETAS: MODELAGEM, SIMULAÇÃO E ANÁLISE Autor: IGOR PRISTA DE QUEIROZ
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MAURO SPERANZA NETO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 45453
Catalogação: 20/09/2019 Liberação: 20/09/2019 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45453&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45453&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.45453
Resumo:
Título: EFEITO GIROSCÓPIO EM MOTOCICLETAS: MODELAGEM, SIMULAÇÃO E ANÁLISE Autor: IGOR PRISTA DE QUEIROZ
Nº do Conteudo: 45453
Catalogação: 20/09/2019 Liberação: 20/09/2019 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45453&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45453&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.45453
Resumo:
O desenvolvimento de estudos sobre o comportamento dinâmico de veículos instáveis, como é o exemplo de uma motocicleta, objetivam a melhoria de sua estabilidade que implica diretamente em um maior conforto e melhor manuseio. A vista disso, deseja-se com esse projeto modelar, simular e analisar o efeito
giroscópio utilizando a técnica dos grafos de ligação, com objetivo de entender sua influência sobre a dinâmica de uma motocicleta. Serão desenvolvidos modelos de grau de complexidade crescente, de modo a compreender e dominar a interrelação entre os diversos movimentos do veículo associados ao fenômeno.
Inicialmente será tratada apenas uma roda - dianteira - com esterçamento, rolagem e guinada, montada sobre uma estrutura de quadros articulados - gimbals - fixa no solo; em seguida um modelo com duas rodas, sendo uma - traseira - solidária ao chassis, também montadas sobre uma estrutura de quadros articulados fixa no solo; e finalmente o modelo completo de uma motocicleta. Os modelos não lineares resultantes serão resolvidos (simulados) em Simulink/MATLAB.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |