$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: ANÁLISE GLOBAL DINÂMICA DE RISERS FLEXÍVEIS COM ÊNFASE EM REGIÕES DE CONECTORES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): IAN SANTOS VASCONCELLOS

Colaborador(es):  ARTHUR MARTINS BARBOSA BRAGA - Orientador
Número do Conteúdo: 45401
Catalogação:  18/09/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45401@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45401@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.45401

Resumo:
As linhas flexíveis são estruturas tubulares quilométricas utilizadas na indústria de óleo e gás. A tecnologia dos flexíveis tem se mostrado eficaz em diversas aplicações da indústria petrolífera e, consequentemente, amplamente utilizada em campos de petróleo ao redor do mundo. Uma das fases cruciais no projeto de uma linha flexível é a definição dos acessórios que irão fazer parte de sua composição. Por se tratar de comprimentos extremamente longos, um dos acessórios imprescindíveis é o conector (do inglês, end-fitting), que é responsável por conectar segmentos distintos da linha. Linhas flexíveis são modulares, ou seja, são compostas de diferentes estruturas conectadas, portanto é possível otimizar cada tramo de linha de acordo com a necessidade. Estes conectores devem ser projetados de forma a manter sua integridade estrutural quando submetidos a carregamentos dinâmicos de onda, corrente, maré e também a carregamentos relativos à movimentação da unidade de produção na superfície. O presente trabalho tem como objetivo analisar os esforços atuantes ao longo de todo o riser flexível e, particularmente nas regiões de conexão, onde os conectores são acoplados à linha com auxílio de flanges e conjuntos de estojos. Foram analisados alguns resultados como força axial e curvatura máxima, sendo os resultados comparados para diferentes configurações de linha e diferentes pontos de conexão ao longo da linha. Para isso, foram realizadas análises dinâmicas globais utilizando o software de simulação numérica baseado em elementos finitos Deeplines (TM), de forma a resolver qualquer possível problema de convergência devido à não-linearidade das situações em estudo. Os resultados obtidos através das análises permitiram constatar a necessidade da utilização de flutuadores e conectores. Por outro lado, altos valores de curvatura encontrados impedem que os conectores sejam instalados em determinadas pontos das seções. Apesar das estruturas que compõem a linha serem flexíveis, os conectores são estruturas de rigidez elevada que atuam como componentes de conexão, então é natural que concentrem esforços.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui