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Título: AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DE DIVERSOS COMBUSTÍVEIS EM MOTORES DE COMBUSTÃO POR COMPRESSÃO UTILIZANDO A TECNOLOGIA RCCI
Autor: NICOLLAS DE CARVALHO GOMES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  FLORIAN ALAIN YANNICK PRADELLE - ORIENTADOR
SERGIO LEAL BRAGA - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 45289
Catalogação:  10/09/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45289@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.45289

Resumo:
Os motores de combustão por compressão que utilizam os combustíveis fósseis, são grandes emissores de gases de efeito estufa. Pesquisas avançam cada vez mais sobre o tema, a fim de deixar os motores mais eficientes, tanto em questões energéticas quanto em questões ambientes. O presente trabalho utiliza a metodologia da avaliação do ciclo de vida (ACV), para analisar e comparar a emissão de co2 equivalente em uma abordagem do poço a roda em motores de ignição por compressão de reatividade controlada (RCCI), utilizando diferentes combustíveis de baixa e alta reatividade. O estudo foi realizado a partir do levantamento de trabalhos anteriores, voltados para motores RCCI com diferentes combinações de combustíveis e diferentes ranges de pressão efetiva média indicada (IMEP) e recirculação dos gases de exaustão (EGR). Dezesseis publicações relacionadas ao tema são apreciadas, obtendo-se cento e doze casos diferentes de utilização de motores RCCI. Os combustíveis analisados são diesel, biodiesel, metano, metanol, gás natural, n-butanol, gasolina, éteres dimetílicos de polioximetileno (PODE) e etanol. A taxa de IMEP e EGR variou de 4 a 23 bar e de 0 a 57 por cento, respectivamente. Ao final deste trabalho, conclui-se que motores RCCI que utilizam a gasolina como o combustível de baixa reatividade e o PODE como combustível de alta reatividade, são os que possuem melhores resultados, quando comparado com os outros combustíveis analisados. As emissões de do motor se mantiveram abaixo de 200 g/kw.h em todos os casos analisados e as taxas emissão de total (do poço a roda), não ultrapassaram de 300 g/kw.h.

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