$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: HISTORY, MEMORY AND THEOLOGY: THE HISTORICAL AND ESCHATOLOGICAL TENSION IN THE POPULAR SONGBOOK OF CEBS
Autor: JOAO PEDRO AUGUSTO ALVES DE HOLANDA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LUIS CORREA LIMA - ADVISOR
Nº do Conteudo: 45260
Catalogação:  09/09/2019 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  THESIS
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45260@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45260@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.45260

Resumo:
The history, memory and theology, preserved in the verses of the songs produced by the Ecclesial Base Communities, are of paramount importance for Ecclesiastical History. The songs of the Popular Songbook of CEBs are a present reality in the Church of Brazil. It was necessary to enter the history of these songs, revisit their memories and analyze their theology to better understand the value that the CNBB attributes to these songs. This dissertation aims to analyze the construction of the history, memory and theology of the songs of the Popular Songbook of CEBs. It aims to analyze in a historical-theological way the art produced by the followers of Liberation Theology. These Songs of Hope are a living heritage that bring in themselves the legacy of the struggles, victories and defeats of those who at all costs tried to denounce injustice and announce that the kingdom is already among us. The Cebian songs bring in themselves an eschatological anticipation of an already existing reality, however, not yet completed. In the songs of CEBs, traces of the Theology of Praxis and Theology of Hope are easily found, so the theology presented in these songs provokes an uneasiness in the man who, because of Christ, is not content with the given reality, wants to contradict it. It is thus perceived that tension is part of the Christian life - in spite of hope - and that the whole life of man is embedded in the eschatological nature that must be lived in the light of the greater Hope that becomes already here, but Not yet is here. Therefore, these songs foment the struggle for the reality of the already to be an anticipation of the not yet.

Descrição Arquivo
COMPLETE  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui