$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: DETERMINAÇÃO E ANÁLISE DA TEMPERATURA SUPERFICIAL DE UM CORPO SUBMETIDO A CARREGAMENTO ALTERNADO USANDO TERMOGRAFIA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): CARLOS GABRIEL STUDT ROXO

Colaborador(es):  JOSE LUIZ DE FRANCA FREIRE - Orientador
Número do Conteúdo: 45225
Catalogação:  06/09/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45225@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45225@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.45225

Resumo:
O conhecimento das propriedades mecânicas de um material é vital para o projeto de estruturas mecânicas sujeitas a carregamentos cíclicos, sendo que o dimensionamento correto de elementos de máquinas depende, especialmente, do limite de fadiga. No entanto, os testes realizados para determinar tal limite de fadiga necessitam, usualmente, do uso de múltiplos corpos de prova, tornando-os muito custosos, sendo carregados ciclicamente até que ocorra uma falha, e muito demorados. Com isso em mente, Krapez propôs um novo método, que foca na observação do comportamento térmico do componente ao longo de uma série de tensões aplicadas, com o objetivo de encontrar um patamar a partir do qual há uma variação deste comportamento que, teoricamente, ocorre em conjunto com o início dos danos. Desta maneira, é possível determinar o limite de fadiga de um material utilizando um único corpo de prova, sendo carregado ciclicamente durante um curto período de tempo para diversos patamares de tensão, o que tornaria este método uma alternativa consideravelmente mais barata que os meios tradicionais, e fornecendo resultados bem mais rápido. O objetivo deste projeto é verificar se o método descrito por Krapez pode ser utilizado para determinar o limite de fadiga de um material e se o resultado obtido condiz com o que pode ser encontrado na literatura. Utilizando os recursos do Laboratório de Fotomecânica, foram realizados quatro ensaios utilizando uma câmera térmica para observar a temperatura superficial do corpo de prova em uso. Os dados obtidos foram, então, comparados com a equação proposta por Krapez para verificar se o método proposto é viável ou não.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui