$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: MEDIÇÃO DE DEFORMAÇÃO EM ROCHAS BEGE BAHIA DURANTE A PERFURAÇÃO A LASER
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): BERNARDO PFEIFFER LOURO

Colaborador(es):  ARTHUR MARTINS BARBOSA BRAGA - Orientador
SULLY MILENA MEJIA QUINTERO - Coorientador
Número do Conteúdo: 45193
Catalogação:  05/09/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45193@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45193@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.45193

Resumo:
Com o avanço constante da tecnologia, pensa-se na viabilidade da utilização de laser de alta potência como ferramenta alternativa para a técnica de canhoneio no interior do poço de petróleo, onde as condições existentes são tais que há uma enorme pressão de confinamento nas rochas. O canhoneio consiste em uma técnica, que a partir de disparos de cargas explosivas de alta energia, são realizadas perfurações para que assim haja a comunicação entre o interior do reservatório de petróleo e o poço. Dessa forma, abre-se um percurso, uma porta de entrada, para que o petróleo transite para o interior do poço e seja levado até a unidade de produção no exterior na plataforma em alto mar. O funcionamento ocorre através de um suporte vertical onde são instaladas cargas explosivas, que por sua vez são introduzidas até o local onde se deseja fazer a comunicação, no fundo no poço, até que sejam acionadas. Dessa forma, com as perfurações já concluídas, os fluidos contidos no reservatório irão migrar para o poço para que depois seja levado até a unidade onde os líquidos serão processados para a obtenção de petróleo. Os estudos de deformação induzida em rochas durante a perfuração a laser contribuirão para novos estudos podendo dizer se ela é uma ferramenta auxiliar para a de canhoneio ou simplesmente não é uma solução viável. O objetivo geral desse projeto será determinar a deformação induzida em rochas carbonáticas Bege Bahia durante a perfuração a laser usando sensores óticos. Paralelamente serão comparadas a morfologia de sua perfuração com as de rochas arenito. Dessa forma, os objetivos específicos serão, estudar a distribuição do estado de tensão nas rochas Bege Bahia sob pressão controlada de confinamento, com o intuito de simular a pressão existente nos poços de petróleo, e a pressão atmosférica. Adicionalmente serão analisadas as morfologias da perfuração da Bege Bahia com arenito assim como os subprodutos decorrentes da ação do laser.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui